"Rui de Paula nasceu em 1961, na cidade mineira de Jaboticatubas. As muitas cenas de fundo de quintal e algumas paisagens confirmam os laços com a vida mineira. Mas o ecletismo parece ser a palavra de ordem para a condução de seu trabalho. Não há um tema rígido, mas o uso da técnica, que tornou parte marcante de seu trabalho, continua sempre lá, imexível.
Naturezas-mortas, paisagens, interiores, cenas árabes, provocantes mulheres, retratos... Toda a variedade temática de seu conjunto de obras, tem esse tratamento especial no uso das cores. É na textura de suas generosas pinceladas que o efeito delas provocam uma espécie de dança nos olhos do observador. Certos efeitos se formam mesmo na ausência de pinceladas mais definidas.
Conheceu várias regiões da América Latina e Europa, e certamente o convívio com novos ares tenha influenciado para a sua liberdade temática no trabalho.
“A luz tem sido, ao longo da História da Arte, um dos mais instigantes aspectos explorados pelos artistas. Em seus trabalhos, Rui de Paula estuda as gradações luminosas com grande maestria. Assim, a claridade brasileira, que caracteriza tanto nosso país, se incorpora de maneira natural e absoluta nas telas desse artista, fazendo de seu trabalho, um marco na pintura de Minas Gerais, onde ainda vive e trabalha.”
(Yara Tupinambá)
A mulher do manto vermelho ao piano
A flor e o lenço
O bebedor de vinho
Cachorros brincando
Carta anônima
Coando café
Cozinha de roça
Fundo de quintal
Natureza morta
O roubo arriscado
Quintal
A velha porteira
Brincando com os pombos
O violeiro
Crianças e patos
Festa do congado
Escondendo da chuva
Fonte das imagens - http://joserosarioart.blogspot.com.br/2011/06/rui-de-paula.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário