Jean-François Millet (4 de Outubro de 1814 – 20
de Janeiro de 1875) Pintor romântico e
um dos fundadores da Escola
de Barbizon na França rural. É conhecido como precursor do realismo, pelas suas representações de
trabalhadores rurais.
Junto com Courbet, Millet foi um dos principais
representantes do realismo europeu surgido em meados do século XIX. Sua obra
foi uma resposta à estética romântica, de gostos um tanto orientais e exóticos,
e deu forma à realidade circundante, sobretudo a das classes trabalhadoras.
Millet era filho de um
latifundiário, nascido na vila de Gruchy,
em La Hague, na Normandia.
Recebeu suas primeiras aulas de pintura em 1834, no estúdio dos pintores Paul Dumouchel, Jérome Langlois e Chevreville,
em Cherbourg. Mudou-se
depois para Paris, em 1838, onde continuou sob a orientação do
pintor Paul
Delaroche, dedicando-se a estudar os grandes mestres do Louvre, principalmente Giorgione,Michelangelo e Poussin.
O início de sua carreira como artista foi muito difícil. Precisava ganhar a
vida pintando quadros a pastel no estilorococó.
Após 1840, decide abandonar o Academismo e
fica sob a influência de Daumier.
Nessa época consegue se apresentar pela primeira vez no Salão de Paris e conhece os pintores Théodore Rousseau e Constant
Troyon, que o influenciaram a mudar-se para o campo. Ele acabou indo para o
povoado de Barbizon. Lá viveria toda a sua vida, longe da cidade que detestava
e pintando seus célebres quadros de camponeses, que tantas críticas despertaram
entre os conservadores franceses. Em 1849 abdica definitivamente de Escola de Barbizon
para se dedicar por inteiro às suas representações de trabalhadores rurais das
mais diversas áreas.
Suas obras sobre camponeses
foram consideradas sentimentais para alguns, exageradamente piegas para outros,
mas a verdade é que as obras de Millet em nenhum momento suscitaram
indiferença. Na tepidez de seus ocres e marrons, no lirismo de sua luz, na
magnificência e dignidade de suas figuras humanas, o pintor manifestava a
integração do homem com a natureza. Alguns temas eram tratados talvez com um
pouco mais de sentimentalismo do que outros. No entanto, é nos pequenos gestos
que se pode descobrir a capacidade de observação deste grande pintor.
Fonte Wikipédia
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