Traveller

Traveller

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Fernando Botero

Fernando Botero Angulo (19 de abril de 1932) é um artista figurativista colombiano. Suas obras apresentam um estilo figurativista, chamado por alguns de "Boterismo", o que lhes dá uma identidade inconfundível. Botero retrata as mulheres, os homens, da vida diária, acontecimentos históricos e personagens, marcos de arte, ainda-vida, os animais e o mundo natural, em geral, com volumetria exagerada e desproporcionada, acompanhado por detalhes de crítica mordaz, ironia, humor e criatividade.

Suas obras destacam-se sobretudo por figuras rotundas, o que pode sugerir a estaticidade da humanidade. Percebe-se a sua escultura como uma crítica social, especialmente no que diz respeito à ganância do ser humano.

 Nos anos 50 ele estudou em Madrid, onde acrescentou os mestres espanhóis a seu interesse por arte pré-colombiana, colonial espanhola e pelos temas políticos do muralista mexicano Diego Rivera.

Sua primeira exposição foi em 1951, em Bogotá, mas a sua formação teve início em 1953, quando ingressou na Academia de San Marco, em Florença, para estudar técnicas de afresco e assimilou algo da arte renascentista.

Botero, em intertextualidade com a famosa obra de Jan van Eyck, O Casal Arnolfini, criou a sua releitura do quadro, com formas redondas, assim como fez com a famosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Botero é um homem muito famoso e ídolo de artistas que hoje mesmo são também famosos.
Fonte Wikipédia















Nenhum comentário:

Postar um comentário